segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Meu caro amigo "UÓXINTU"...


"Opa! Quem são esses indivíduos?" você devem estar se perguntando. Prontamente lhes responderei a esta dúvida cruel: o da esquerda é nosso ilustríssimo George Washington, ex-presidente dos EUA e grande estadista, o da direita, é... hum...deixa eu lembrar...ah, lembrei! É aquele "Latino do forró" chamado Washington Brasileiro, o cantor e tecladista das multidões de "pilotos de fogão" e dos biriteiros de "serrana" do Nordeste. O cara que está na mesma categoria dos "ilustres miseráveis da música brasileira", como Pitty, Latino (já citado), NX Zero e Frank Aguiar - que por sinal, canta mal, toca mal e grita bem - entre outros. 
A foto acima foi apenas pra introduzir uma história verídica (será?) e inusitada de um amigo meu que demonstra como a língua inglesa fascina, seduz e é cruel muitas vezes. Ela começa mais ou menos assim...
Once upon a time... (Era uma vez) uma senhora chamada Britânia, que tinha vontade de ter um filho, e que seu filho fosse bem sucedido, pois isso ela mesma não havia sido em sua vida. Ela apenas havia cursado a alfabetização, morava em uma casa  simples, num pequeno povoado sem água e nem luz, e só tinha consigo seu  radiozinho a pilha e um cachorro magrela chamado Fidel Castro que a faziam companhia. Certa vez, ouvindo o noticiário internacional ( é sim, ela ouvia a BBC, pensa o que?), Britânia ouviu um nome que chamou sua atenção. Era o nome de ex-presidente dos Estados Unidos, homem importante. A mulher prontamente falou consigo: Vou colocar esse nome do meu primeiro filho, nome forte, imponente!". Dona Britânia, com sua pouca instrução - ela mal sabia escrever o próprio nome - escreveu o nome do futuro filho como ela achava que se escrevia  num pedaço de papel de pão trazido por Fidel e guardou-o em sua latinha de Coca-Cola Zero (que ela havia encontrado numa de suas andanças de alguns quilômetros, guardara e fizera de cofre).
Dona Britânia não demorou muito a casar-se: seu noivo Klévertson pediu sua mão e em alguns meses já haviam encomendado seu primeiro rebento. Imensa era a alegria de Britânia e Klévertson quando nasceu o seu garoto. Sua mãe levou-o ao colo e aconchegou-o depois de uma lambida fraternal de Fidel na testa do garoto, como se fora uma bênção.
Em seguida, Britânia pediu a Klévertson que lhe passasse a latinha de Coca Zero. Era chegada a hora de revelar ao marido seu segredo: o nome do garoto que até então permanecia  uma incógnita. Ela cuidadosamente abriu a latinha, retirou o papel amarelado guardado há tempos e o entregou a Klévertson  dizendo: "esse vai ser o nome do nosso filho". O pai ficou extasiado, afinal depois de tanto tempo sem saber, descobriria o nome que seu filho iria levar para o resto da vida. Ao desenrolar o papel, ele teve uma certa dificuldade  pela grafia mal-acostumada de Britânia, porém após algumas tentativas de leitura falou finalmente: "U-Ó-X-I-N-T-U, U-ó-xin-tu, Uóxintu! Meu Deus, que nome lindo! O nome do meu filho vai ser 'UÓXINTU' !!!!!!!! " A mãe comemorava silenciosa com o filhote no colo, o pai  Klévertson aos berros no corredor do hospital e Fidel rodopiando, correndo e pulando ora em cima das pernas de Klévertson ora na beirada  da cama da  dona. E tudo parecia festa na vida da recém formada família. Apenas parecia...
Continua...

5 comentários:

  1. Sr.!
    Vc tá criando?
    Gostei da parte "... depois de uma lambida fraternal de Fidel na testa do garoto como se fora uma bênção."

    ResponderExcluir
  2. É sim, criação minha.
    Obrigado pelo elogio.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ai q engraçadinho!
    muito hiláriooo a cara do camaleão!
    mas tem umas informações bacana de saber!
    adoluuuuuuuuuuuuuuuu
    hihiihii
    bjãooooooo!

    ResponderExcluir
  4. huauasshdfuhhuahua, amei seu blog. pena que não o descobri quando eu lecionava inglês... meus alunos amariam, e tentariam não falar tão errado. estou pegando o jeito no e-proinfo, quem sabe eu consiga criar algo parecido. mas agora estou na sala de recursos. parabéns. se lembrar de alguma pérola te envio pra contribuir. abraço.
    Evelline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e pelo comentário. Continue por aqui. Digite seu e-mail na caixinha lá em cima "Receba as atualizações do Galho" e vc saberá no seu e-mail sempre que houver atualizações no blog. Um abraço.

      Excluir